Notícia

Abragames estará no BIG Festival 2023 com estande na área B2C e agenda repleta de atividades

Entre 28 de junho e 2 de julho, a Associação terá, pela primeira vez, uma área de exposição para o público final conhecer seis lançamentos de estúdios brasileiros associados e outras várias novidades; Abragames também é a responsável pela curadoria de mais de 40 horas de conteúdo ao vivo do BIG Festival e por levar 37 convidados internacionais ao evento

Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games) anuncia sua participação no BIG Festival 2023 e revela detalhes do que o público poderá encontrar no local. Em 28 de junho, primeiro dia de evento, a Associação vai reunir representantes de governos federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o setor de games, em um encontro privado, que abordará diversos temas de interesse da indústria. Já entre 29 de junho a 2 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo, os estúdios brasileiros de desenvolvimento de games poderão preencher o formulário para participar da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, que fará um mapeamento do Brasil como hub de desenvolvimento e celeiro de talentos da indústria dos jogos eletrônicos. A pesquisa vem sendo realizada pela Abragames em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) e contará com um levantamento dos estúdios nacionais, informações sobre participações brasileiras em eventos internacionais, tecnologias utilizadas, diversidade, capacidade de produção, fontes de receita e expectativas para o setor. Além disso, a Abragames terá, pela primeira vez, um estande na área B2C do BIG Festival. O espaço de 40 m² contará com seis lançamentos de estúdios associados para o público conhecer e jogar à vontade. Já os profissionais da indústria de games que forem ao local poderão responder e participar da Pesquisa por meio de um QR Code, que facilitará o acesso às perguntas. Outra novidade do estande será a área BIG Empregos, uma iniciativa da Abragames com o BIG Festival que vai conectar as empresas a diversos profissionais do mercado de games durante o evento. Os estúdios brasileiros que tiverem comprado pelo menos um ingresso Business do BIG Festival poderão concorrer, sem custo adicional, a duas horas seguidas de participação no local para apresentar seus projetos e receber portfólios de profissionais interessados em trabalhar em suas empresas. Estúdios brasileiros que tiverem comprado pelo menos um ingresso Business do evento poderão concorrer, sem custo adicional, a duas horas seguidas de participação no estande da Abragames, onde poderão apresentar seus projetos e receber portfólios de profissionais que estiverem no local.
Ao longo do evento, a Abragames ainda comandará três painéis sobre assuntos relacionados à indústria nacional de games. Os conteúdos serão liderados por Rodrigo Terra, presidente da Associação e CTE da ARVORE; Carolina Caravana, vice-presidente da Associação e produtora da AIYRA; Eliana Russi, diretora internacional da Associação e diretora operacional do Brazil Games – Projeto Setorial da Abragames com a ApexBrasil –, e Marcos Cardoso, game advisor da Abragames e responsável pela produção da pesquisa em 2023. 
Além disso, a Associação coordenou a curadoria das mais de 40 horas de conteúdo ao vivo do BIG Festival – com palestras, painéis e mesas-redondas sobre diversos temas relacionados ao setor – e foi responsável pela participação de 37 convidados internacionais e grandes nomes do universo gamer nacional do evento. Entre os assuntos a serem debatidos estão a monetização nos games, a profissionalização do setor, a influência dos jogos eletrônicos para crianças, economia criativa, a cobertura jornalística do mercado e a presença de inteligência artificial no desenvolvimento de jogos.
“Estamos muito animados em participar de mais uma edição do BIG Festival e oferecer tantas atrações e oportunidades aos consumidores finais e membros da indústria. A realização da 2ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games será um momento especial, pois, um ano após sua primeira edição, teremos uma dimensão atualizada do tamanho e do momento vivido pela indústria brasileira. A partir desses resultados, continuaremos desenvolvendo projetos para melhorar ainda mais o cenário”, disse Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “O setor de games brasileiro vive um momento sem precedentes, inclusive em âmbito internacional, e é fundamental estarmos presentes em eventos que promovam a troca de experiências e apresentem possibilidades de fechar novos negócios”, concluiu.
Em parceria com o BIG Festival, a Abragames ainda promoverá no evento o Pitch@BIG, uma competição oficial de pitch de games que terá Jason Della Rocca como mentor. Cofundador e consultor de negócios e financiamento para games da incubadora canadense Execution Lab e organizador da GDC Pitch, o executivo ajudará cinco estúdios latino-americanos a apresentarem seus projetos para um júri formado por especialistas da indústria, mirando oportunidades de apoio de investidores. O vencedor da dinâmica receberá ainda o prêmio de melhor projeto e dois ingressos business com acesso ao VIP Mixer na edição de 2024 do BIG Festival.
“Somos parceiros do BIG Festival desde a primeira edição e estamos muito orgulhosos com o crescimento e repercussão do evento em todo o mercado, nacional e internacional. Este ano, além da curadoria e atuação na área B2B, a Abragames também vai estar na área B2C para apresentar a Associação e os nossos associados para o público em geral”, disse Eliana Russi, diretora internacional da Associação e diretora operacional do Brazil Games.
Após o BIG Festival, a Abragames, por meio do Projeto Brazil Games, se prepara para a gamescom, uma das maiores feiras de games do mundo, que acontecerá em agosto em Colônia, na Alemanha. Este ano, o Brasil será o país homenageado pelo evento e terá todas as atenções voltadas para a indústria local. A programação completa da Abragames no BIG Festival 2023 é:Quinta-feira (29/6) 10h20 – 11h10 – Auditório 2Brasil: Overview da Indústria e 2ª Pesquisa Anual da Indústria·        Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE·        Carolina Caravana – vice-presidente da Abragames e produtora da AIYRA
11h20 – 12h05 – Auditório 2ApexBrasil: Economia Criativa do Brasil para o Mundo·        Rodrigo Terra – presidente da Abragames e CTE da ARVORE
13h45 – 14h30 – Auditório 2Projeto Brazil Games: Games brasileiros Mundo afora!·        Eliana Russi – diretora internacional da Abragames e diretora de operações do Brazil Games
Sobre a AbragamesCriada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil. Sobre o Brazil GamesO Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional. Sobre a ApexBrasilA Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram